21/03/2007


Erros

Tudo está fora do seu lugar

Já notei, o mundo não foi feito pra mim...
O que está fora de seu lugar,
que você venha pra modificar! (Pato Fu)


Estrelas que aparecem com um preço alto. Mas aparecem! Aparecem como as oportunidades de corrigir. Corrigir é o dobro ao quadrado do trabalho exigido daqueles que fazem da atenção um estilo de vida.

Depois de tanto pensar e fazer e lutar e tentar e e e e e ... o erro é inevitável! Viver é uma LUTA CONSTANTE contra nossa própria natureza. Batemos de frente com interpretações e visões que fogem das nossas.


Cada ser - um mundo, cada vida - um universo... criar pontes é uma missão de reconhecimento de território, que um passo em falso pode significar a morte.
Morte das palavras... entendimento... respeito.

O vazio forma a indiferença que entra com o atestado de coma entre duas almas.

QUE VOCÊ VENHA PRA MODIFICAR estados... comas... imperfeições... erros... momentos. Transforme, reforme, mas nunca PARE!


Ser capaz de construir pontes entre outros mundos...

Influenciar e ser influenciado...

Ser flexível ao ponto de não perder seu verdadeiro eu...

SER humano em erro, mas seguir Deus no conserto, no perfeito! E por alguns instantes sorrir e sentir o que é ser feliz em cada pedacinho de metamorfose.

Fabiane Rivero Kalil

16/03/2007


AMAR!

Mundo repleto

Mundo completo
Mundo do meu mundo
tende ao infinito
tende a felicidade
tende... estende... compartilha... vive... cada dia...

Tempo certo de aproximação. Tempo certo vivido. Vários tempos num tempo faz da vida um jogo com várias tramas, com vários poréns e com uma emocionante não previsão. Escolhas certas vem com o tempo certo.

Sim! Acertei o tempo com uma cajadada só. Vê-lo cair devagar, até a estaca zero, fez tudo se encontrar, interligar... e o início se fez.

Depois de 6 meses o vento ainda sopra. Os buracos ainda surgem. As muralhas se tornam gigantes. Mas o tempo certo traz cordas, equipamentos de escape e uma visão de construção magnífica.

Sim! Construir... passos interagidos com pessoas. Situações. Tramar a vida de forma harmônica e fazer brilhar. Sorrir... De mãos dadas... entrelaçadas...firmes e apoiadas.

Encontrar o amor na estrada, em cada palavra, em cada pedacinho de vida e florescer!
Junto! vidas... amadas! AMO!

Por amar, a vida impulsiona e inspira. O sorriso singelo se faz presente e a felicidade pode carregar o mundo. Sou feliz por ter, por ser... por sermos, por termos, por construirmos, por ser nós, não só eu... por não ser sozinha... em amor!
Sinto-me repleta, inundada! E quero inundar e completar com tudo que me transborda.

Fabiane Rivero Kalil

15/03/2007


Anti-insônia

Hoje o dia está cansado

olhos pesados

céu azul

brilho contido...


Dentro... talvez ao vento que não sopra hoje

Fora... talvez das ideias que não saem

Flutuando...

Asas... sufocadas de tanto se debater neste lugar pequeno...
...não se abre...
...não cabe...


Contido.... contendo um mundo...

4h00. TRIM!TRIM!TRIM!TRIM!TRIM!TRIM!TRIM... olhos petrificados, mãos guiadas pelos ouvidos irritados... PLA! Desativado! Um suspiro de alívio. Deveria ter acordado, mas o corpo perdeu a hora, o corpo queria mais horas ali, estático!

6h00. Movimentação do cérebro. Corpo imóvel! Deveria ter acordado, deveria ter trabalhado, deveria... deveria... O sol já invade a janela e eu ainda aqui, como um vegetal, parada! Me diz porque o dia só tem 24 horas? Não consigo fazer tudo em tão pouco tempo, principalmente DORMIR!

8h00. Acordei. O banheiro e a sede não puderam esperar meus olhos terem bom ânimo. Molhei o rosto várias vezes. Cada parte molhada despertava aos poucos, como no alvorecer... Mas meu corpo continua inerte... lerdo... e não pronto para acompanhar o que meu cérebro planejou para o dia de hoje.

Tudo está combinado para terminar em 12 horas e meia, mas meu corpo já está atrasado...

Fabiane Rivero Kalil

12/03/2007


Insônia


Mentes frenéticas em busca de paz

Mentes que não param para olhar

Quando olham não dormem

Quando gritam não morrem
Quando enxergam descansam

Quando brilham encantam

Quando dormem sonham

Sempre construindo o amanhã...
Sempre remontando os caminhos...
Sempre vivendo... aprendendo...
Sempre correndo...
Em busca... de... um novo dia...

... ou uma noite de sono bem dormida...
(Fabiane Rivero Kalil)


Não passavam das 5 e meia qdo alguma coisa me acordou. Sem entender o motivo, se é q havia algum, resolvi fazer o q mais sentia vontade naquele instante: voltar a dormir!! O calor era insuportável e eu rolava de um lado para o outro na cama sem conseguir pegar no sono. Fechei os olhos e parecia fazer tanta força pra dormir q já começava a me sentir cansado. Por algum motivo bizarro minha mente parecia mto agitada e aquele monte de informações q brotavam em meu cérebro realmente não me deixavam voltar a sonhar. Relutante, resulvi me levantar e fazer algumas anotações esperando compreender aquilo tudo e finalmente poder voltar pra cama. Agora estava eu, sentado na escrivaninha disposto a dar um basta naquilo tudo, qdo uma subta sensação de vazio tomou conta da minha cabeça. Me senti um tanto qto trouxa ao flagrar os primeiros raios de sol invadindo meu quarto pela janela e ouvindo cantos histéricos de pássaros ensandecidos q despertavam com o amanhecer ou pq alguma coisa insana em suas mentes o fizeram levantar.

Vai ser um longo dia...

Silvio Cambraia (Sirvito)

11/03/2007


O perfume – Patrick Süskind




“... as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E para bem dentro delas vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.”



O autor traz em suas palavras uma crítica audaciosa à sociedade, de forma genial, sarcástica e irônica. A história de Jean- Batiste Grenouille, nascido em Paris no século XVIII, mostra a busca do ser humano pelo seu próprio eu e os sentidos da vida.


Desprezado pela mãe e pela sociedade, por seu aspecto e ausência de cheiro, Grenouille nasceu e viveu contrariado e perseguido pela morte. Mas a vida lhe deu um presente, um dom, a sensibilidade do cheiro. Com seu olfato extremamente apurado ele conseguia captar a essência de qualquer matéria e com ela seus sentimentos e emoções. E assim se fez a história do serial killer Grenouille.


O seu encontro com os mais diferentes aromas mostrou como falta à sociedade odores divinos, essenciais, e como ela está repleta de cheiros de ganância, poder, mentira, arrogância...
Grenouile queria criar as fragrâncias que ele constituía em sua mente e transforma-las em perfume, quando ele finalmente conseguiu esse feito, percebeu que junto com o cheiro vinha a essência e com ela a alma, e por fim, o corpo esvanecia e morria.


Condenado pela busca constante do seu próprio cheiro, sua própria alma, do perfeito... Grenouille, no final da sua jornada, consegue a mistura da essência perfeita, adquirida dos mais belos cheiros, que provinham das mais diferentes belezas femininas. Com essa mistura, Grenouille, pela primeira vez na vida, saciou sua busca pelo amor. A fragrância que todos os seres humanos buscavam e desejavam.


Com um pingo daquele “amor” a vida se agigantaria, e as pessoas amariam de forma jamais vista. Conseguiriam sentir tudo ao mesmo tempo, se embriagariam de sentidos.

A sede e a fome por amor é tal na sociedade, que o autor colocou isso literalmente em sua obra. Grenouille se inundou da fragrância perfeita, do seu grande feito e como animais famintos, as pessoas o devoraram e logo após sorriram, pois, estavam satisfeitas e orgulhosas da sensação de terem feito algo, pela primeira vez na vida, por amor.


Já Grenouille tinha em suas mãos o maior poder do mundo, o poder de fazer as pessoas amarem. Mesmo com esse poder, para ele nada importava. Mesmo que ele aparecesse para o mundo, através do perfume, como um Deus, não seria ele mesmo, não seria seu aroma ali sentindo. Seria uma farsa. As pessoas se escondem em cheiros que muitas vezes não são delas. Nunca encontram sua verdadeira essência. Grenouille se sentia sufocado pelas pessoas. Queria morrer. Nada mais importava.


Então, finalmente Grenouille usa seu poderoso perfume, passa do seu estado invisível para um estado de poder absoluto, cheio de beleza e brilho, e inunda a vida da miséria com amor e prazer. Cada pedacinho da vida de Grenouille saciou a fome e a sede daquelas pessoas sedentas de amor.

Fabiane Rivero Kalil

08/03/2007



SÓ POR HOJE?
Não quero louvores. Não mandem flores, não entoem loas, menos recitem um canto. Só por hoje? Esmola recusada. Quero sim , nossa fêmea- condição humana, respeitada. Só por hoje? Um dia é pouco...um dia é nada. É no todo dia, que desejo louvadas: -a mulher mãe, a mulher amante, a mulher amiga, a mulher esteio, a mulher companheira, a mulher operária, a mulher da rua, a mulher rica, a mulher pobre, a mulher fraca, a mulher forte. Dispenso adulos com datas marcadas. Não somos um apêndice, não somos bibelôs, somos sim: - integrante parte.
Parte da família, parte do trabalho, parte da criação, parte da renda,parte da produção.
Parte da história. E parte não é pedaço, é componente essencial do todo, sem o qual, a vida ficaria nos desbalanceados. e que vale um dia no calendário? Só por hoje? E nos outros Hojes? Quando: - uma mulher é discriminada, uma mulher é estuprada, uma mulher é desprezada, uma mulher é espancada, uma mulher é assassinada. O que nos falta não é festa, o que nos falta é o resgate da dignidade de mil mulheres, permanentemente violentadas. O que nos falta é o reconhecimento validado, de que a liberdade, a igualdade, por nós conquistadas, sejam por todas as mulheres, vivenciadas. Não importa a raça, não importa o credo, não importa a classe social, somos cidadãs ,e como tal, merecemos ser tratadas. Meu grito é por todas as mulheres, que ainda padecem exploradas , por uma sociedade de cara maquiada. Meu grito é pela mulher que aceita os acoites, mortalmente- calada. Recolham suas flores, calem sua vozes, esta festa não é necessária. Nosso dia é sempre. Sem distinções , sem deferências, sem diferenças. Festejemos sim, um pacto: - vamos construir um tempo novo, seguir juntos a mesma estrada, homens e mulheres, de mãos dadas? Para esta festa, por favor, quero ser convidada.

(anônimo)
Com carinho, Martha Helena da Luz Rivero Porque somos o bom perfume de Cristo

06/03/2007

Meu caminho quero traçar de mãos dadas com vc!

O dia sorriu, abriu suas cortinas de esperança e encheu a vida de expectativas.
Presente dos céus, sem méritos, sem por quês, sem interferência... simplesmente dado, simplesmente motivado, simplesmente... meu... chance de recomeçar, traçar metas e novos sonhos...

Da seca surge água...
Dos montes surge o sol...
Da caminhada, o sonhador...

Do suspiro, o além...

Das possibilidades, esperança...
De Deus surgem todas as coisas...
De Deus surgiu o presente
De Deus a possibilidade de ser feliz...

Sorrisos inundam minha alma neste dia de conquista... são as sementes semeadas, sonhadas, cativadas... Nasce... floresce... aparece... Ponte que liga meus segredos, desejos, medos com o que me move, cativa, brilha e me capacita... Estou interligada... totalmente ligada, e atenta a movimentação de mundos, caminhos... traçados, apagados, refeitos, cruzados, propostos e escolhidos...

VIVER...! Crer... Quero vida, não basta simplesmente existir!

02/03/2007


A profundidade agiganta a alma, porém a intensidade brilha, cheira, transpira, transparece, fortalece,estremece, sente, transborda o corpo de fora para dentro e de dentro para fora.

A verdadeira vida vivida, sempre a frente do medo, descobrindo e redescobrindo pedacinhos do desconhecido.


Sentir os sentidos que rodeiam a trama na Terra, desde as raízes... hum... raízes!! AH! Que venham as raízes!Ser fortalecido com nutrientes que saem da essência...respirar pureza num solo fértil... um pé após o outro, em frente e firmes...


... Mas é preciso parar de vez enquando, reavaliar...pausa obrigatória! Mudanças do cotidiano confundem os rumos, os caminhos se cruzam, e muitas vezes, mais de uma possibilidade se agigantam... A vida e suas charadas irônicas, que brincam de remontar o destino.


Escolhas... escolha! Focar e agir! Fatores que distinguem os humanos de grandes SERES HUMANOS, que são divinamente inspirados pela sabedoria do discernimento, verdadeiros SERES! O próprio nome diz... ser humano... SER... SEJA!