08/03/2007



SÓ POR HOJE?
Não quero louvores. Não mandem flores, não entoem loas, menos recitem um canto. Só por hoje? Esmola recusada. Quero sim , nossa fêmea- condição humana, respeitada. Só por hoje? Um dia é pouco...um dia é nada. É no todo dia, que desejo louvadas: -a mulher mãe, a mulher amante, a mulher amiga, a mulher esteio, a mulher companheira, a mulher operária, a mulher da rua, a mulher rica, a mulher pobre, a mulher fraca, a mulher forte. Dispenso adulos com datas marcadas. Não somos um apêndice, não somos bibelôs, somos sim: - integrante parte.
Parte da família, parte do trabalho, parte da criação, parte da renda,parte da produção.
Parte da história. E parte não é pedaço, é componente essencial do todo, sem o qual, a vida ficaria nos desbalanceados. e que vale um dia no calendário? Só por hoje? E nos outros Hojes? Quando: - uma mulher é discriminada, uma mulher é estuprada, uma mulher é desprezada, uma mulher é espancada, uma mulher é assassinada. O que nos falta não é festa, o que nos falta é o resgate da dignidade de mil mulheres, permanentemente violentadas. O que nos falta é o reconhecimento validado, de que a liberdade, a igualdade, por nós conquistadas, sejam por todas as mulheres, vivenciadas. Não importa a raça, não importa o credo, não importa a classe social, somos cidadãs ,e como tal, merecemos ser tratadas. Meu grito é por todas as mulheres, que ainda padecem exploradas , por uma sociedade de cara maquiada. Meu grito é pela mulher que aceita os acoites, mortalmente- calada. Recolham suas flores, calem sua vozes, esta festa não é necessária. Nosso dia é sempre. Sem distinções , sem deferências, sem diferenças. Festejemos sim, um pacto: - vamos construir um tempo novo, seguir juntos a mesma estrada, homens e mulheres, de mãos dadas? Para esta festa, por favor, quero ser convidada.

(anônimo)
Com carinho, Martha Helena da Luz Rivero Porque somos o bom perfume de Cristo

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto e o blog!! Pq vc não faz um fotolog.net? Bjãoooooooooooooooo Espero vc aki hj ;)

"UM RECORTE QUASE NATURAL" disse...

Pensando sobre o dia de hoje não vejo razões para ele qdo o que queremos é respeito mutuo e humano. Mas historicamente ele ainda se faz necessario.. eu, encantada com o texto!!

Muito forte, sensível e humano.. digamos sim, ao respeito pelo próximo e a dignidade de ser humano!!

Bjos