11/03/2007


O perfume – Patrick Süskind




“... as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E para bem dentro delas vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.”



O autor traz em suas palavras uma crítica audaciosa à sociedade, de forma genial, sarcástica e irônica. A história de Jean- Batiste Grenouille, nascido em Paris no século XVIII, mostra a busca do ser humano pelo seu próprio eu e os sentidos da vida.


Desprezado pela mãe e pela sociedade, por seu aspecto e ausência de cheiro, Grenouille nasceu e viveu contrariado e perseguido pela morte. Mas a vida lhe deu um presente, um dom, a sensibilidade do cheiro. Com seu olfato extremamente apurado ele conseguia captar a essência de qualquer matéria e com ela seus sentimentos e emoções. E assim se fez a história do serial killer Grenouille.


O seu encontro com os mais diferentes aromas mostrou como falta à sociedade odores divinos, essenciais, e como ela está repleta de cheiros de ganância, poder, mentira, arrogância...
Grenouile queria criar as fragrâncias que ele constituía em sua mente e transforma-las em perfume, quando ele finalmente conseguiu esse feito, percebeu que junto com o cheiro vinha a essência e com ela a alma, e por fim, o corpo esvanecia e morria.


Condenado pela busca constante do seu próprio cheiro, sua própria alma, do perfeito... Grenouille, no final da sua jornada, consegue a mistura da essência perfeita, adquirida dos mais belos cheiros, que provinham das mais diferentes belezas femininas. Com essa mistura, Grenouille, pela primeira vez na vida, saciou sua busca pelo amor. A fragrância que todos os seres humanos buscavam e desejavam.


Com um pingo daquele “amor” a vida se agigantaria, e as pessoas amariam de forma jamais vista. Conseguiriam sentir tudo ao mesmo tempo, se embriagariam de sentidos.

A sede e a fome por amor é tal na sociedade, que o autor colocou isso literalmente em sua obra. Grenouille se inundou da fragrância perfeita, do seu grande feito e como animais famintos, as pessoas o devoraram e logo após sorriram, pois, estavam satisfeitas e orgulhosas da sensação de terem feito algo, pela primeira vez na vida, por amor.


Já Grenouille tinha em suas mãos o maior poder do mundo, o poder de fazer as pessoas amarem. Mesmo com esse poder, para ele nada importava. Mesmo que ele aparecesse para o mundo, através do perfume, como um Deus, não seria ele mesmo, não seria seu aroma ali sentindo. Seria uma farsa. As pessoas se escondem em cheiros que muitas vezes não são delas. Nunca encontram sua verdadeira essência. Grenouille se sentia sufocado pelas pessoas. Queria morrer. Nada mais importava.


Então, finalmente Grenouille usa seu poderoso perfume, passa do seu estado invisível para um estado de poder absoluto, cheio de beleza e brilho, e inunda a vida da miséria com amor e prazer. Cada pedacinho da vida de Grenouille saciou a fome e a sede daquelas pessoas sedentas de amor.

Fabiane Rivero Kalil

3 comentários:

Anônimo disse...

Vou ter q ver de novo esse filme.. complexo mesmoooooooo!!!!
Obrigada por sua visão de mundo de novo e de novo e de novo!
Sempre vendo algo grande em coisas pequenas! Amo isso em vc pequenininha! rs!
Saudades!
Bjinhos

Anônimo disse...

Ficou fácil comentar de um filme baseado no seu livro favorito né? hehehehe...

mas isso não tira o mérito do seu dom, de escrever texto de uma forma única e q eu adoro! rs

beijos

Anônimo disse...

Fá, linda (!), ótimo texto. Único!!!
Este filme me fascina, assim como as perturbações e obsessões da mente de Grenouille...
O objetivo irreparável de manter o aroma de forma permanente (é foooda!!!)
Enxergar além do óbvio. E sentir tds os aromas durante o filme.
Não li o livro, está na fila de espera (já faz um tempinho). Eu chego nele!!!
Adorei (seus comentários)

Saudades.
Bjos